OTICS LINS

Rua Aquidabã, 1.037 - 2º Andar Lins Vasconcelos, RJ
Tel:3197-3884

VISITANTES ONLINE

História dos Jogos Mundiais Militares







Após a Primeira Guerra Mundial, o General Pershing organizou os primeiros jogos esportivos entre as forças aliadas. Em 1919, mil e quinhentos atletas militares competiram em vinte e quatro diferentes modalidades, em Joinville, nos subúrbios de Paris. A realização destes jogos teve como objetivo criar uma disputa militar fora dos campos de batalha, o que aproximaria soldados de países diferentes para que este convívio e amizade, gerados através da competição, pudessem contribuir diretamente para o fim das guerras.

Após a iniciativa, os jogos foram esquecidos. Mas após a Segunda Guerra Mundial, houve mais uma tentativa. Em 1946, com o mesmo objetivo, foi organizado um encontro de atletismo, em Berlim, entre as forças aliadas. Em maio do mesmo ano, foram nomeados o Coronel Debrus e o Major Mollet para formar um Conselho dos Desportos das Forças Aliadas. Mas, por discordâncias políticas, o Conselho foi extinto um ano depois.

Para alguns militares, entretanto, o esporte era o caminho. Em de fevereiro de 1948, Debrus e Mollet, os mesmos oficiais, encontraram-se em um torneio de esgrima realizado em Nice, com a participação de militares da Bélgica, Dinamarca, França, Luxemburgo e da Holanda. Na ocasião, reuniram os participantes e criaram o Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), tornando-se, assim, os países fundadores da organização.

Gradativamente vários países foram aderindo à Conselho. Os países pertencentes ao Pacto de Varsóvia tinham uma organização similar, o SKDA. Por isso, só com o fim da guerra-fria e com a adesão dos países do leste europeu, o CISM foi reconhecido por diversas instituições internacionais, das quais se destaca o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Hoje, o CISM tem 131 países membros de todos os continentes. Reúne mais de 1 milhão de atletas militares ao redor do mundo. É a terceira entidade desportiva do mundo, depois da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e do Comitê Olímpico Internacional.

A Comissão Desportiva Militar do Brasil representa o Brasil junto ao CISM. Foi criada em 1956, fica sediada em Brasília e faz parte da estrutura do Ministério da Defesa. Cabe à comissão organizar e dirigir, com a colaboração das Forças Singulares, as competições esportivas entre as Forças Armadas.

O CISM tem dois objetivos principais: o desporte e a solidariedade. O esporte como meio de fomentar a paz, a amizade e o conhecimento entre militares de diversas regiões do mundo. A solidariedade como forma de cooperação entre os países mais e os menos desenvolvidos por intermédio de várias ações, como empréstimo de equipamento esportivo, cursos de iniciação e de desenvolvimento de atividades esportivas, entre outras.

fonte:http://www.rio.rj.gov.br

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário