Materiais biológicos onde o vírus pode ser detectado:
Sangue. Isto é a prova mais comum. O sangue é tirado e depois se procura encontrar os anticorpos que o corpo luta contra HIV. Os resultados estão normalmente disponíveis dentro de alguns dias.
Urina. O paciente colhe a urina e o exame tenta achar os anticorpos neste material. Os resultados estão normalmente disponíveis dentro de alguns dias ou semanas, não são muito utilizados.
Provas Rápidas ou testes rápidos. Estes são testes que dão resultados rapidamente. O sangue é tomado do dedo, ou mesmo da veia e pinga-se uma gota em uma fita reagente, o resultado é dentro de 20 – 60 minutos. Os testes rápido diagnóstico de HIV, são na maioria dos casos usados apenas para exames em gestantes que não foram testadas durante o pré-natal, feito antes do parto, para que se for o caso de apresentar positivo o bebê deve ser protegido com métodos diferenciados e procedimentos próprios para estes casos e medicações específicas.
O teste que geralmente está sendo usado nos postos de saúde para realização desta pesquisa de HIV é o método ELISA ou outros imunoensaios como MEIA.
As provas ou exames podem ser realizados nos postos de saúde de graça, bastando o usuário do SUS procurar o posto de saúde que atenda os moradores de seu bairro e o pessoal irá colher o sangue para que possa ser testado para HIV. Os procedimentos são todos sigilosos e as equipes de saúde é treinadas para este procedimento. Caso o resultado seja positivo, desta primeira amostra, outro exame deve ser feito com nova amostra do paciente. O resultado do exame é entregue somente para o paciente.
Em casos positivos o paciente é encaminhado para acompanhamento no centro de triagem e aconselhamento, os medicamentos são fornecidos por esta equipe bem como os exames de carga viral para acompanhamento do tratamento.







0 comentários:
Postar um comentário