DIA DE LUTA ANTIMANICOMIAL - Brasil comemora avanços na atenção à saúde mental
O Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado nesta sexta-feira (18), demonstra que o Brasil obteve avanços na assistência aos brasileiros com transtornos mentais atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS). Em sintonia com os princípios da Reforma Psiquiátrica, instituída no país há 11 anos pela Lei 10.216/01, o governo federal impulsionou, nos últimos anos, a construção de um modelo humanizado de atenção integral na rede pública de saúde, que mudou o foco da hospitalização como centro ou única possibilidade de tratamento aos pacientes.
Além dos CAPS, a rede de atenção integrada em saúde mental também conta com os atendimentos oferecidos por meio das Equipes de Saúde da Família (mais de 32 mil equipes em todo o país), das 44 Unidades de Acolhimento Adulto e Infantis, 92 Consultórios nas Ruas e das Comunidades Terapêuticas. Na rede hospitalar ainda estão disponíveis mais de 32 mil leitos. Todos eles recebem recursos financeiros do governo federal.
Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/5150/162/brasil-comemora-avancos-na-atencao-a-saude-mental.html
Lista das Unidades coordenadas pela CAP 3.2 que oferecem o tratamento:
CAPS AD RAUL SEIXAS (Álcool e Drogas)
Rua: dois de fevereiro 785 - Engenho de Dentro
CAPS Clarice Lispector
Rua: dois de fevereiro 785-A - Engenho de Dentro
CAPS Torquato Neto
Rua: Vereador Janssen Müller, 329 - Maria da Graça
CAPSI Maria Clara Machado(Infantil).
Rua: Gomes Serpa, 49 - Piedade






0 comentários:
Postar um comentário