Projeto de Intervenção: Grupo terapêutico - musicoterapia
O uso da música como recurso terapêutico vem desde o início da história humana, acreditava-se que a música tinha a capacidade de livrar o doente da possessão de espíritos, levando-o à cura. Durante a Primeira Guerra Mundial a música foi utilizada nos hospitais dos Estados Unidos por músicos profissionais, após comprovação dos efeitos relaxante e sedativo, produzidos pela audição musical nos doentes de guerra. Na Segunda Guerra Mundial
ressurgiu a música como terapia nos Estados Unidos, em hospitais para recuperação de neuróticos de guerra
Metodologia
Para alcançarmos resultados positivos de suporte, apoio e acompanhamento no cuidado em saúde, utilizaremos como ferramenta a música - ritmo e letra. A proposta é de trabalhar em conjunto esse recurso; os participantes serão convidados a expressar sentimentos, pensamentos, lembranças, colocar através da fala e/ou canção o sofrimento. Este grupo será coordenado pela médica de referência da ESF com apoio do Nasf.
A aposta é que os pacientes que participarem do grupo terapêutico terão melhor compreensão da própria subjetividade melhore as relações sociais, adquirão capacidade de lidar com situações inerentes ao transtorno sofrido, aumentem a confiança em si próprios, desenvolvam potenciais.
Cronograma:
Março- Início: datas: 04/03 e 18/03
Abril- datas: 01/04, 15/04 e 29/04
Maio- datas: 13/05 e 27/05
Junho- datas:10/06 e 24/06
Julho- datas:08/07 e 22/07





0 comentários:
Postar um comentário