Com as temperaturas mais altas no fim do ano, aumentam a incidência de chuvas e de grandes tempestades em todo o estado do Rio de Janeiro, causando inúmeros transtornos, que vão desde inundações até contaminação de alimentos. Por isso, é sempre bom tomar certos cuidados nesta época do ano!
Para prevenir alagamentos, é importante não jogar lixo ou entulhos nas ruas, nos rios e nos bueiros. Jogar lixo em córregos e em bueiros impede o escoamento da água, facilitando a ocorrência de inundações.

Em caso de chuvas fortes, fique atento ao nível da água. Se houver risco de inundação, vá com sua família para um local seguro. Proteja-se, evitando contato com a água das enchentes. São muitos os perigos de caminhar em ruas alagadas: além da correnteza das águas, dos bueiros abertos e dos fios elétricos expostos, há ainda o risco de contrair doenças graves, como hepatite e leptospirose.
Após as chuvas, os cuidados devem permanecer. Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados, porque há possibilidade de choques e curto-circuito. Não consuma alimentos e água que tenham sido contaminados pela inundação. Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo, procure atendimento médico o mais rápido possível.
Defesa Civil informa sobre possibilidade de chuvas por mensagens de texto(SMS)
A tecnologia pode servir como aliada na prevenção. É possível cadastrar-se para receber gratuitamente, por mensagens de texto (SMS), alertas sobre a possibilidade de temporais no município do Rio. As mensagens com os avisos da Defesa Civil são enviadas com cerca de quatro horas de antecedência pelas operadoras de telefonia. Para receber o SMS da Defesa Civil do Rio, basta enviar uma mensagem com o texto “DCRJ” para o número 4000 (operadoras Vivo, TIM e Oi) ou para o número 889 (operadora Claro).





0 comentários:
Postar um comentário